Aqui começa a trajetória profissional de Nicéa Melo Moreira, nome de solteira, que presta vestibular para o curso de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia – FNFi, no Rio de Janeiro.
Apresenta-se aqui um recorte do Jornal Diário de Notícias dos anos de 1942 e 1948, publicado na cidade do Rio de Janeiro. A primeira data refere-se ao ano em que Nicéa Melo Moreira, ainda sob o nome de solteira, ingressou no vestibular da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) para o curso de Matemática. A segunda data corresponde ao ano de sua formatura nesse curso. Adicionalmente, encontra-se um documento que detalha a trajetória acadêmica da Sra. Nicéa, evidenciando que obteve o grau de Bacharel em Matemática em 1947 e, posteriormente, realizou o curso de Didática, com duração de um ano, concluindo sua Licenciatura em 1948.
Desta maneira, delineia-se o início da Didática na esfera acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Neste contexto, emerge a figura da Professora Nicéa Moreira Bussinger, pioneira no ensino da disciplina Didática e Prática de Ensino no curso de Matemática na década de 1960.
Momento importante em que a professora Nicéa juntamente com o seu marido, o senhor Elias Bussinger, participa do 1º Encontro Nacional de Didática, ocorrido em 1972.
Durante as pesquisas em acervos da UFES identificamos atas que constavam os trabalhos de regência no curso de Matemática pela professora Nicéa , tanto na disciplina de Didática, como também na disciplina de Prática de Ensino de Matemática.
Na imagem da ata lavrada em 29 de novembro de 1968, constam as notas finais das estudantes Handuma Hemerly Elias Coelho e Regina Maria Thièbaut, do curso de Matemática. A professora Nicéa Moreira Bussinger submeteu o exame final da disciplina de Didática, composto por prova escrita e grau de estágio, cujas notas foram combinadas por média aritmética simples. Essa ata indica que Nicéa Bussinger foi a primeira professora a ministrar Didática no curso de Licenciatura em Matemática no Espírito Santo. Em outra ata, datada de 12 de dezembro de 1968, as mesmas alunas foram avaliadas na disciplina de Prática de Ensino de Matemática. Esta disciplina também incluía prova prática e avaliação do estágio, cujas notas eram combinadas da mesma forma que em Didática. Destacamos a relevância dessas disciplinas, todas ministradas por Nicéa Bussinger, com o objetivo comum de promover a formação didático-pedagógica dos futuros professores de Matemática.
Ainda, na busca por documentos nos acervos da UFES, encontramos uma pasta de relatórios de atividades do corpo docente e constatamos mais atribuições da professora Nicéa.
Em um relatório de atividades docentes, datado de 1975, produzido pelo Departamento de Didática e Prática de Ensino, podemos encontrar mais algumas atribuições da professora Nicéa Bussinger. Nesses documentos, consta que a professora, além da atribuição docente, participou da comissão de elaboração do Regimento Interno do Centro Pedagógico e também da comissão para elaboração de provas para o concurso para professor assistente.
A imagem é um manuscrito da década de 1970 da professora Nicéa Bussinger, usado em suas aulas de Didática, que esboça uma compreensão do comportamento dos estudantes durante uma aula. O termo “curva de atenção” indica sua observação sobre como a atenção dos alunos varia ao longo de uma aula de cerca de 50 minutos. Essa abordagem reflete sua preocupação com questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem, reconhecendo a variação na atenção dos alunos durante a aula. Ao identificar períodos de maior atenção, a professora pode planejar suas atividades de ensino de forma mais eficaz, priorizando conteúdos importantes e adotando estratégias para manter o interesse dos alunos.