ÍUXOPÍA DIDASKEIN APRESENTA: Podcast com o professor Célio Moacir dos Santos, doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo e a Professora Késia Caroline Ramires Neves da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD/MS
A temática relaciona-se com o texto de Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação.
Chervel reconhece que, embora a história da educação tenha ganhado destaque nas últimas décadas, a história das disciplinas escolares ainda ocupa um lugar marginal. Ele argumenta que essa lacuna é preocupante, pois os conteúdos escolares desempenham um papel crucial na formação dos indivíduos e na organização da sociedade.O autor propõe que a história das disciplinas escolares se concentre na análise dos conteúdos ensinados ao longo do tempo, buscando compreender sua origem, evolução, seleção, organização e difusão. Essa abordagem permite investigar como os saberes científicos, literários, filosóficos e artísticos se articulam com as demandas sociais, políticas e culturais de cada época.Chervel identifica diversos desafios para o desenvolvimento da história das disciplinas escolares, como a escassez de fontes documentais, a dificuldade em acessar os currículos escolares do passado e a necessidade de articular diferentes áreas do conhecimento. Apesar desses desafios, ele se mostra otimista quanto ao futuro desse campo de pesquisa, ressaltando seu potencial para contribuir para a compreensão crítica do presente e para a construção de uma educação mais justa e democrática.
Para continuar o bate papo com a professora Késia segue o e-mail: kesianeves@ufgd.edu.br
Você pode acessar o artigo completo de Chervel no seguinte link: