Iuxopia & Didaskein

Ao longo dos quatro anos de pesquisa de doutorado, tivemos a oportunidade de participar de diversos eventos acadêmicos diretamente relacionados à pesquisa. Seminários, congressos e simpósios proporcionaram ricas oportunidades de troca de conhecimento e experiências. Nesses encontros, além de apresentar partes do trabalho em desenvolvimento, foi possível discutir os desafios da pesquisa e dialogar com outros pesquisadores da área, o que contribuiu de maneira significativa para o amadurecimento e aprofundamento da investigação.

Aqui temos a primeira transcrição da entrevista, concedida pelo senhor Frederico Bussinger. Um momento ímpar, em que saudosas memórias vieram a tona. 

Download

Este documento consiste na transcrição de uma entrevista realizada em 29/09/2022 com Frederico Bussinger, filho de Nicéa Moreira Bussinger e Elias Rodolpho Bussinger. Na entrevista, Frederico busca relembrar acontecimentos ocorrido com seus pais, especialmente as memórias de sua mãe e suas valiosas contribuições para a educação no Espírito Santo. Destaca-se a importância da memória na discussão historiográfica contemporânea, que valoriza o registro de testemunhos sobre eventos passados. Nessa concepção, as narrativas exigem que o narrador revisite o passado, trazendo à tona momentos que poderiam ser esquecidos, mas que agora estão materializados e transcritos, estabelecendo uma nova relação entre história e memória.
E as memórias continuam, agora temos a transcrição da entrevista do professor Ubiratan Silva Castro. Ele relata que vivenciou dois momentos importantes que o fizeram repensar a sua prática.

Download

A transcrição ao lado corresponde a uma entrevista concedida pelo professor Ubiratan Silva Castro no dia 27/01/ 2023. Nos relatos apresentados, destaca-se uma situação bastante interessante. As memórias compartilhadas aqui mostram o professor, em um momento, como estudante cursando a disciplina de Didática no curso de Matemática na UFES/CEUNES e, em outro momento, atuando como professor dessa mesma disciplina. Dessa forma, ao ler este texto, podemos perceber a perspectiva que esse entrevistado tinha sobre a Didática, observando-a de diferentes pontos de vista.
As histórias da professora Izabel são inspiradoras, repletas de dedicação, esforço e conquistas admiráveis.

Download

No dia 16/03/2023, foi realizada uma entrevista com a professora Izabel Cristina Rabelo Gomes. Graduada em Matemática pelo Instituto de Ciências Exatas da UFMG, ela compartilhou sua jornada acadêmica, marcada por experiências vivenciadas em outros países, apesar das muitas dificuldades enfrentadas. Destacou a relevância de seu trabalho na UFES/CEUNES e como isso influenciou sua carreira profissional. A entrevista revela a determinação de Izabel em superar obstáculos e buscar oportunidades de crescimento profissional.
Agora é realidade, temos uma educação pública superior de qualidade no município de São Mateus. Com a palavra, o professor e primeiro coordenador da Coordenação Universitária Nortes do Espírito Santo – CEUNES. 

Download

Nesta entrevista, ocorrida em 08/05/2023, é narrada a história do professor Renato Pirola, que, junto com outros professores, dedicou-se incansavelmente para a implantação da Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo – CEUNES, no município de São Mateus. O professor Renato foi o primeiro coordenador do campus, que foi inaugurado em 1991, oferecendo cinco cursos fundamentais: Pedagogia, Matemática, Física, Biologia e Educação Física. Portanto, o leitor encontrará uma história de grande persistência e resistência, que possibilitou finalmente que a região norte tivesse acesso a uma educação superior de qualidade.
O professor Alexandre relembra histórias com orgulho, destacando sua contribuição para a formação de professores de Matemática e sua constante preocupação com a qualidade do ensino.

Download

Na entrevista conduzida em 16/01/2024, o Professor Alexandre Cid, um profissional de vasta experiência no campo educacional, compartilha suas reminiscências e reflexões sobre suas contribuições no âmbito da educação no Espírito Santo, especialmente no contexto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele discute sua formação em Matemática e sua trajetória profissional como docente no Departamento de Didática e Prática de Ensino. O Professor Alexandre Cid emerge como um paradigmático exemplo de comprometimento com a educação, cuja trajetória e ponderações fornecem preciosas ensejos tanto para educadores quanto para todos os interessados no panorama da educação capixaba.
As fotografias têm o poder de capturar instantes que contam histórias inteiras. Cada imagem é uma janela para o passado, revelando emoções, contextos e detalhes que ecoam através do tempo. Na interseção entre arte e testemunho, as fotografias preservam memórias e narrativas que enriquecem nossa compreensão do mundo e da humanidade, convidando-nos a refletir sobre o que foi e a imaginar o que poderia ser.
Rolar para cima
Pular para o conteúdo